segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pudim de Peixe à moda Moçambicana

Preparação: 30m, Cozedura: 40m, Fácil, 4 Pessoas

Para esta receita vai ser preciso:
6 Tomates
4 Cebolas
3 Dentes de Alho
1 Limão
1 Peixe (ao gosto de cada um, em Moçambique usam o peixe serra)
1 Pão de forma
½ Ramo de Salsa
30ml Azeite
Sal e Pimenta

Para começar é necessário coser o Peixe em água/ou ao vapor sem qualquer tipo de tempero. Deixar arrefecer, desfiar e temperar com dois dentes de alho esmagados e picados, sal e limão. Mergulhar o miolo do pão na água usada para coser o peixe e espremer até ficar seco. Escaldar os tomates e retirar as peles e as grainhas.

Fazer um refogado com azeite, 1 dente de alho picado, cebola picada e os tomates escaldados, deixar apurar durante 5 minutos em lume brando mexendo sempre sem parar. Juntar o peixe desfiado e temperado e deixar apurar durante 2 minutos mexendo sempre sem parar. Juntar o miolo do pão em pasta, e mexer até ficar uma pasta uniforme. Deixar apurar em lume brando durante 20 minutos. Sempre que necessário juntar um bocado da água do peixe para não ficar seco (não deixar ficar liquido, tem de ficar sempre pastoso e espesso).

Juntar salsa, sal e pimenta a gosto. Passar a pasta para pequenas formas uniformes e polvilhar com um pouco de pão ralado, meter no forno a 180º até enrijar, alourar e formar crosta. Retirar da forma e servir no centro do prato com a crosta virada para cima, e decorar com as folhas de salsa e linhas de azeite frutado.

Pode juntar um creme de tomate e/ou alguns legumes salteados para acompanhar.

Boa sorte e Bom Gourmet

Sem comentários: