sexta-feira, 24 de abril de 2009

Tostas de cogumelos com molho de limão e salsa

Preparação: 15m, Cozedura: 20m, Fácil, 4 Pessoas

Ingredientes:
4 fatias de pão saloio (ou de outro que se goste mais), com 2cm de espessura
50gr Manteiga
150gr de cogumelos sortidos(cogumelos botão, cogumelos de paris, pleurotes, shiitake, cantarelos(no outono), míscaros (na primavera), pied de mouton (fim do verão)
20gr Salsa fresca (picada)
1 Ramo de tomilho fresco
1 Limão (escolha um brilhante, rijo e pesado)
1 Chalota picada
Pimenta branca fresca
Sal

Adicione numa frigideira anti-aderente uma noz de manteiga (+/-10gr), deixe alourar e comece por fritar as fatias de pão em lume brando, vire e faça o mesmo do outro lado assim que estiver dourado e torrado, retire e deixe escorrer a gordura em papel vegetal (reserve).

Lavar os cogumelos muito bem, e corte os maiores de forma a ficarem todos do mesmo tamanho.
Numa frigideira (lume forte) juntar duas colheres de sopa de manteiga e quando estiver dourada junte as chalotas e os cogumelos. Não deixe que os cogumelos percam forma ou humidade, acompanhando sempre com uma colher (junte água se vir que os cogumelos estão a ficar secos).

Quando vir que os cogumelos já estão cozinhados, reduza o lume, e junte ao caldo sal, pimenta fresca, sumo de meio limão, tomilho e salsa (reserve um pouco para a decoração).

Num prato branco ponha a tosta no centro e os cogumelos sobre esta. Adicione o caldo sobre os cogumelos e a tosta e decore com a salsa e o tomilho.

Caso tenha dúvidas estarei pronto para o ajudar - a fotografia é apenas uma sugestão de arranjo. (gourmet@live.com.pt)
Boa sorte e bom gourmet

Sem comentários: