segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vale D’Algares Selection Tinto 2007

OJE - Lifestyle - 2010.02.08

O jovem enólogo Pedro Pereira Gonçalves concebeu um vinho que demonstra grande capacidade técnica e criativa, apresentando-se com uma forte personalidade, muito fácil de beber e de apreciar: o Vale D'Algares Selection.

Foram produzidas 6.400 garrafas, onde as castas se dividem em 60% de Merlot e 40% de Touriga Nacional.

Foram vários os factores que contribuíram para este vinho revelar uma identidade exclusiva. Um deles foi o facto de as uvas terem sido conservadas após a vindima durante 24 horas, numa câmara frigorífica a 0ºC antes da sua maceração; outro foi o estágio invulgar de 14 meses em barricas novas de carvalho francês. O resultado é um vinho com um teor alcoólico de 14,5º, de carácter único e fortemente gastronómico.

A sua análise a olho revela uma cor escura e opaca, e no nariz apresenta-se bastante intenso e concentrado, anunciando várias notas florais.

Na boca o prazer é outro: aqui a fruta madura mostra-se de forma elegante. As cerejas e framboesas são as primeiras a ser reveladas, passando harmoniosamente para notas especiadas e de baunilha. Com boa estrutura e acidez controlada, o final revela-se complexo, persistente e dominado pela fruta achocolatada.

As minhas sugestões de harmonização para este vinho passam por pratos de carnes vermelhas, ou um bacalhau em posta muito aromatizado pelo alho.

O "Selection" é claramente um forte "upgrade" em relação ao Guarda Rios, elevando a fasquia qualitativa dos vinhos produzidos pela casa Vale D'Algares para um patamar muito alto, e aumentando as expectativas em relação às futuras criações.

O mais recente vinho "D" apesar de engarrafado, ainda não se encontra à venda no mercado, mas depois de uma prova à qual tive acesso, fiquei expectante por um vinho que anuncia uma possível boa surpresa.

O "Selection" pode ser encontrado nas principais garrafeiras, lojas gourmet e restaurantes, sendo o preço de venda recomendado de 15,95€.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 08 de Fevereiro de 2010

Sem comentários: