quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Vila Vita Parc - O Oásis Algarvio

OJE - Lifestyle - 2010.02.24

Foram só precisos pouco mais de uns nanossegundos para, depois de ultrapassar os portões da Vila Vita, ficar rendido à magia e ao charme de um dos melhores resorts de Portugal.

A decoração verdejante e viva dos jardins, nos escassos metros que nos separam da entrada ao lobby, são de tal maneira inebriantes, que o bem-estar espiritual conquista de imediato o nosso espírito.

Ainda não tinha parado o carro em frente à recepção, quando vejo uma sorridente cara a dar as primeiras boas vindas ao hotel; abrem-me as portas e dirigem-me para o lobby, fazendo-me esquecer que tinha de estacionar a viatura e porventura arrumar as malas.

“Boa tarde sr. Castro, o meu nome é José e sou o chefe dos mordomos, em meu nome e de toda a equipa do hotel quero desejar-lhe as boas vindas e uma excelente estadia”. Fantástico! Temos direito a mordomos!

Entre interessantes e não aborrecidas explicações, fui encaminhado com a família para o buggy que nos ia levar ao quarto, num pequeno edifício chamado a Residência. Com 29 suites todas viradas para o mar, que variam entre os 40m2 aos 65m2, a decoração sóbria e luxuosamente atenta ao detalhe, os lençóis de linho, os produtos para o banho, a máquina de café expresso... bem, quando lá for irá ver o resto.

Já no nosso quarto, é feito o check-in de forma privada e bastante discreta, segundos depois entram as nossas malas, pois a verdade é que já nem me lembrava delas. Nesse mesmo momento o nosso simpático mordomo explica que o carro já está no parque, e pergunta se gostaria que arrumasse as nossas malas. E eu que pensava que este luxo era apenas fantasia dos filmes... pois não é.

No meio de mimos e alguns pormenores, o meu filho esboça um sorriso ao ver que na sua cama para os próximos três dias tem um embrulho cintilante. E de uma forma tão simples, com um pequeno peluche, conquistaram pais e filhos.

O nosso mordomo despede-se, deixando um cartão com os contactos e uma frase impressionante: “Aqui está o meu contacto, 24h disponível para qualquer necessidade!”.

São 9 restaurantes que podemos optar para as nossas refeições, desde a cozinha portuguesa do Adega, passando pela internacional do Bela Vita, e porventura terminando nas especialidades em grelhados marroquinos no Aladin Grill. No meu caso optei pelo recentemente galardoado com uma estrela Michelin, The Ocean.

A cozinha chefiada pelo jovem chefe austríaco Hans Neuner é simplesmente magnífica, aliando a sua técnica e criatividade a um fantástico show gastronómico. A opção foi o menu de degustação combinado com as sugestões de vinhos, os produtos genuinamente nacionais trabalhados de forma sublime elevando a categoria de cozinha portuguesa contemporânea para um patamar muito acima da excelência.

Depois de uma magnífica refeição, dormi o sono dos justos numa cama que apelava ao descanso físico e espiritual, os macios lençóis abraçavam o corpo e este perdeu-se em sonhos das 1001 noites.

Depois de um fantástico pequeno-almoço no edifício principal (61 quartos e 8 suites), fui deixar o meu filho a brincar no edifício ao lado, o Natalie´s Creche, aberto todo o ano para crianças entre os 6 meses e os três anos de idade. Aqui têm educadoras que além de tomarem conta das crianças, estimulam a criatividade com várias actividades. Ao lado é o Annabella´s Kids Parc, para crianças entre os 4 e os 11 anos de idade, com várias actividades interiores e exteriores.

Entretanto, faço um passeio pela verdejante propriedade, e descubro um sem número de possibilidades desportivas, começando pelo pequeno campo de golfe de 9 buracos, mini golfe e driving range, 5 courts de ténis, campos de futebol, voleibol, petanca e bicicletas. Mais haverá certamente, mas era tempo de ir ao próximo restaurante e o meu filho e o transporte estão à nossa espera.

Almoçámos num dos restaurantes pertencentes ao resort, mas fora de muros, que se chama Arte Náutica, e está localizado na praia dos pescadores em Armação de Pêra. Neste local à beira mar podemos degustar do mais fresco peixe do atlântico às cataplanas, açordas e um fantástico arroz de lingueirão.

A praia em frente ao restaurante é frequentemente usada pelos hóspedes, pois além da praia à frente ao resort, há um shuttle várias vezes ao dia entre o hotel e este local para dar mais opções aos clientes.

Ainda nesta praia podemos contar com alguns equipamentos para lazer como as gaivotas, windsurf, motas de água e outros desportos náuticos.

De volta ao hotel sigo para o bonito Spa, aqui os tratamentos variam entre as relaxantes massagens e duches, aos tonificantes e estéticos, terminando nos medicinais. Pois há um médico residente, não só para o Spa como para o resort, e algum cliente que se possa sentir indisposto.

É tempo de visitar a cave de vinhos, e fazer uma prova acompanhado por um jantar adaptado à selecção vínica. Neste espaço, alguns metros abaixo da terra, podemos admirar mais de 65.000 garrafas dos melhores vinhos nacionais e internacionais, ao som da explicação do cuidadoso escansão.

Depois de uma noite bem dormida, pequeno-almoço no terraço, ligo ao nosso mordomo e preparo a minha saída. Foi com muita saudade e vontade de voltar que parti deste paraíso e voltei à azáfama citadina, mas a experiência vai ficar na memória.

A Vila Vita é um oásis onde o luxo e o charme vivem em harmonia com a discrição e o detalhe na atenção.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Detalhes:
VILA VITA Parc
Alporchinhos 8400-450 Porches
Telefone: + 351 282 310 100
www.vilavitaparc.com
e-mail: reservas@vilavitaparc.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 24 de Fevereiro de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

Um verdadeiro Luxo, já marquei as minhas férias lá!
L