quinta-feira, 11 de março de 2010

O meu menu : Pelos Caminhos de Portugal

OJE - Lifestyle - 2010.03.09

Durante a grande animação que acabou no passado domingo no Porto, a Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, vinhos e os seus produtores estiveram em grande azáfama para mostrar e dar a conhecer os seus melhores néctares aos milhares de visitantes que por lá apareceram.

Eu, que fui um deles, passeei muito pelas redondezas e tive a oportunidade, não de conhecer o Jardim da Celeste, mas sim este simpático menu: Camarão Tigre flamejado com Favaios do Douro, enriquecido com ragout de ananás dos Açores e uvas maceradas em suco do mesmo Douro, bacalhau montado em batatinha a murro e grelos salteados com torrada de broa de milho moída em azeite e alho, tornedó de novilho de textura rosada com migas de feijão-frade e batata chip, sombreado com jus do mesmo, tatin de maçã tépida com gelado de baunilha e molho de caramelo pingado.

Estava a dois passos da igreja S. Francisco, frente ao Douro, no restaurante Giroflée!
Aqui encontra-se um espaço modernamente decorado, com uma esplanada fantástica, serviço aprimorado e, claro, boa paparoca.

A cozinha está a cargo do chef Miguel Morgado que, com a sua técnica e criatividade, faz verdadeiros e interessantes desafios ao palato com a sua cozinha de autor.

De uma forma interessante e muito educativa, este espaço dedica-se de forma regular ao vinho, criando sucessivamente jantares eno-gastronómicos, combinando e harmonizando os néctares de Baco à excelente cozinha do chef Morgado.

E, surpresa das surpresas, todos os dias da semana têm, além da carta, um menu executivo com entrada/sopa, prato principal e sobremesa.

Assim seja, almoço ou jantar os leitores do OJE podem, na sua visita ao Giroflée, usufruir de um fantástico desconto de 10% na factura, válido até dia 31 de Março. E, para tal, basta levar a cópia deste jornal ou recorte do artigo. A esta oferta exclui-se o menu executivo.

E como ainda agora cheguei da Madeira, venho com o gosto do pau de louro e do maracujá que, de tão bons que são, não fogem do meu pensamento. Por isso, aqui vai uma sugestão: Cocktail de lagosta ou uma sapateira, depois um dos melhores filetes de peixe-espada da ilha com camarão ou com gambas e, para terminar, antes das sobremesas, que estão sempre a variar, temos a espetada regional em pau de louro.

Pois esta refeição só se encontra no Funchal, na Casa Madeirense.

Aberta desde 1993 pelo Filipe Gouveia, esta casa típica e com uma decoração a lembrar as várias regiões da ilha da Madeira, orgulha-se pela sua cozinha regional tradicional.

Com duas salas amplas, uma esplanada com vista para a baía, um serviço simpático e afável, e uns petiscos de chorar por mais, este é, garantidamente, um restaurante que não se pode deixar de visitar, na Pérola do Atlântico.

Até ao dia 31 de Maio, leve a sua cópia do OJE ou recorte deste artigo e usufrua de uma oferta de 10% de desconto sobre a factura final.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Voucher
10% na factura até dia 31 de Março
Restaurante Giroflée
Rua Nova da Alfangeda 1 a 6
4050-450 Porto
Tel. (+351) 220 120 752
Email: giroflee@restaurantegiroflee.com.pt • http://www.restaurantegiroflee.com.pt/


10% na factura até dia 31 de Maio
Restaurante Casa Madeirense
Rua de Santa Maria,
274 9050-040 Funchal
Tel. (+351) 291 766 700
Email: restaurant@casamadeirense-funchal.com • www.casamadeirense-funchal.com

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 9 de Março de 2010

2 comentários:

Luciana Betenson disse...

Olá, boa tarde! Sou brasileira, vou a Portugal em abril e estou à procura de bons restaurantes para comer no Alentejo, em Óbidos e arredores, e em Lisboa. Me foi indicado o Alma em Lisboa, e através de pesquisa no Google cheguei à sua resenha deste restaurante. Achei muito útil! Há alguma outra dica nestes lugares? Algo não muito caro? Agradeço sua ajuda!

EuSouGourmet disse...

Olá Luciana, ainda bem que apareceste por aqui.
O Alma é simpático mas é em lisboa fora das zonas que falas.
No alentejo são várias as referencias começando pela restaurante 25 de abril em beja, o tomba lobos em portalegre, e o luar de janeiro em évora.
Quanto a óbidos tens a antiga casa de ramires, mas se me disseres exactamente as regiões e cidades facilita o meu conselho.