quarta-feira, 26 de maio de 2010

A Quinta gastronómica

OJE - Lifestyle - 2010.05.26

A Madeira é um daqueles locais que facilmente reconhecemos pelas suas qualidades turísticas, e as suas condições climatéricas tropicais transformam esta ilha num cenário predominantemente verdejante e exótico: muito colorido, com as flores a criar um aroma único e apaixonante.

O vinho da Madeira é também uma imagem de marca e ninguém lhe pode negar o seu valor, e, nos últimos tempos, podemos finalmente juntar um factor que tem evoluído positivamente: o gastronómico.

Numa das minhas visitas, saí um pouco do centro urbano do Funchal, e fui encontrar um espaço fantástico a poucos metros do Lido. Estou a falar da Quinta Casa Branca, membro da cadeia "Small Luxury Hotels of the World".

Dentro deste hotel de cinco estrelas encontrei o restaurante Casa da Quinta: um edifício dividido entre dois andares, várias salas e uma esplanada virada para a piscina e jardim e circundada por várias palmeiras, flores e plantas exóticas. Um verdadeiro regalo para os olhos.

Iniciei a minha viagem no bar do andar de cima. Decorado com vários escritos madeirenses e garrafas do néctar da terra. Após um Madeira e uns frutos secos, segui para a sala de jantar: decoração discreta, boa iluminação e mesas e cadeiras confortáveis q.b.

Aberto e provado o branco 3 Bagos Sauvignon Blanc dos Lavradores de Feitoria, dei início à degustação com um amouse: camarão enrolado em massa kadafi com chutney e um shot de ananás, citrinos e maracujá.

Comecei com a sinfonia de cogumelos selvagens, creme de alho doce e manteiga de trufa, um prato interessante muito equilibrado em que a trufa estava presente sem qualquer tipo de timidez. Começamos bem.

Segue-se um cannelloni de vieira, sapateira panada com broa de milho e emulsão de ouriço-do-mar, onde o sabor do mar estava radiante e as ondas do prazer varreram a minha boca. Estou a começar a ficar interessado neste jovem chefe.

Um pequeno limpa palato com um licor de creme de framboesas e licor de cassis, que fez o seu trabalho apesar de deixar uma pequena acidez incómoda na boca.

Abriu-se agora um Quinta de La Rosa Tinto de 2008, para acompanhar o magret de pato, com risoto de cereais, caju, uva, amendoins, alho francês, rosmaninho e espuma de amêndoa amarga não foi o meu favorito - o caju e o amendoim não casaram com a espuma e os cereais.

Chamar risoto de cereais a algo que não é risoto, também não me parece muito adequado.

Talvez tivesse elementos a mais, reduzindo uma coisa aqui outra ali, ficaria certamente mais equilibrado.

Agora chegou um Bual e um Malvasia, ambos com 10 anos, para harmonizar com um merengue de frutas e um coulant de chocolate.

Missão cumprida, as sobremesas estavam boas e os vinhos estavam adequados à parceria.

Fiquei surpreendido com este jovem chefe: Miguel Laffan. Pois no seu curriculum já tem experiências como a passagem pelo Hotel Fortaleza do Guincho (1 estrela Michelin) em Cascais, Le Clos de la Violette (2 estrelas Michelin) em Aix-en-Provence, Estalagem Casa Velha do Palheiro e o Restaurante "O Molhe", ambos na Madeira.

Penso que, nos próximos anos, vou estar atento a esta jovem estrela, pois cozinha maravilhosamente e é bastante criativo.

Certamente que o restaurante Casa Branca é uma vista obrigatória na Madeira, principalmente para quem gosta de comer bem e dos prazeres da cozinha, e não se esqueça de falar com o chefe e renda-se à sua cozinha e simpatia.

Detalhes:
Restaurante Casa da Quinta
Quinta da Casa Branca - Rua da Casa Branca,7 Funchal
W 16º 55' 38'' N 32º 38' 25''
www.hotelquintadacasabranca.com
estalagem@quintacasabranca.pt
+351 291 700 770
Horário: Aberto todos os dias das 19h às 22h
Preço Médio: €55 (3 pratos e vinho)
Tipo de Cozinha: Mediterrânico e Contemporânea de Autor
Cartões: MB, VISA, MASTERCARD, AMEX, DINNERS

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 26 de Maio de 2010

1 comentário:

Nanda disse...

Olá Vicente. Em momentos de convívio com os amigos, muitos são os temas que abordamos,e um deles é também a comida,e um aspecto que eu sempre achei e mantenho é que, pode-se comer bem no estrageiro mas a gastronomia portuguesa a maneira como é confeccionada não tenho dúvida que para mim é a melhor de todas, e depois acompanhar com um bom vinho é uma satisfação total. Eu sou uma pessoa que gosto muito de boa comida como, gostar e de apreciar um bom vinho.
Bom fim semana
Nanda