sábado, 25 de setembro de 2010

Finalmente sexta-feira

Depois de a chuva ter ameaçado instalar-se, parece que o bom tempo vai mesmo regressar e, como é habitual, trago uma mão cheia de sugestões para o seu fim-de-semana.

Acabadas as férias para quase todos, regressamos à azáfama do quotidiano, ainda revigorados pelos raios de sol de que temos usufruído durante todo o Verão, substituídos por pontuais dias de chuva e descidas de temperatura.

Mas nem tudo são más notícias, pois o nosso país tem muitas alternativas por explorar e divagar e, se não as conhece, aqui vão algumas sugestões para melhorar o seu fim-de-semana.

Começo por falar de um novo restaurante: O Pedro e o Lobo. Na Rua do Salitre nº 169, em Lisboa, é o primeiro projecto a solo dos chefs Diogo Noronha e Nuno Bergonse, que deixaram o prestigiado Moo em Barcelona e rumaram na procura de novos desafios.

Juntaram-se ao arquitecto Luís Batista, que assina o projecto arquitectónico, e daí nasce um novo espaço, contemporâneo, que procura a fusão entre a sofisticação e simplicidade.

Quanto à paparoca, esta é portuguesa contemporânea, onde as especialidades são a : Salada de quinoa, rabo de boi e tamboril lardeado.

Está aberto das 13h às 15h e das 20h às 23h, encerrando aos domingos e aos sábados ao almoço. O preço é de 20€ ao almoço e 35€ ao jantar. Tel: 211 933 719, www.pedroeolobo.pt.

Mas se quiser fazer algo verdadeiramente diferente, vá ao encontro do desafio lançado pelo produtor de vinhos Pinhal da Torre (Quinta do Alqueve e Quinta de São João) e vá vindimar.

Isso mesmo, é diferente e divertido: vista uma roupa confortável, uns sapatos prontos para o pó e a lama, um chapéu de palha e, claro, um par de luvas e trace o seu destino para Alpiarça.

Leve a sua família e pode colher os bagos, pisar as uvas no lagar, conhecer as castas do produtor, fazer provas dos vinhos e descobrir todos os segredos do processo de vindima de uma empresa familiar que está ligada à vinha e ao vinho há várias gerações.

As portas abrem às 7h dos dia 11 e 12 de Setembro e prolonga-se pela manhã toda. Vá e descubra como é que são produzidos os vinhos deste produtor.

Informações através do telefone 243 559 700 ou geral@pinhaldatorre.com, Quinta de São João 2090 Alpiarça -GPS 39º 16` N 8º 33` O.

Voltando aos sólidos, o chefe Ljubomir Stanisic do Restaurante 100 maneiras acabou de lançar um novo menu: I Love You. Certamente que o chefe se inspirou na sua outra paixão de nome Mónica e criou mais um irreverente e criativo menu.

Neste romântico menu podemos degustar Vieiras marinadas com azeite de avelã, puré de aipo e vinagreta de trufa, bombom de foie gras, Picanha, arancini de feijão preto, piso de coentros, chips de mandioca, entre outros.

Vá experimentar uma romântica inspiração gastronómica, e dirija-se ao Bairro Alto, na Rua do Teixeira, 35 em Lisboa. Reservas: 910 307 575.

Não se deixe arrasar pelo facto de ter regressado aos dias de trabalho e divirta-se gastronomicamente no fim-de-semana.

Para comentar este artigo ou sugerir temas contacte o autor por gourmet@live.com.pt.

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 10 de Setembro de 2010

Sem comentários: