quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Sabor de Cabanas

Eram 14h da passada sexta-feira e andava eu a conduzir pela Av. Ria Formosa em Cabanas à procura de um restaurante muito recomendado.

O nome escapava-me, a morada muito mais e decido ligar para uma pessoa que trata esta região por tu!

Coordenadas registadas e atravesso a renovada marginal que em muito embelezou esta pequena vila.

Estranho o facto de estar muito sol e os restaurantes estarem todos vazios, mas lembrando-me das horas é perfeitamente aceitável. Curioso foi, ao chegar à porta de Noélia, poucas mesas livres se viam, e o serviço não tinha direito ao descanso dos vizinhos.

Eram quase 14h30 e mesmo assim apressaram-se a responder positivamente ao pedido de mesa. Aliás, meia hora após a minha chegada ainda chegou um grupo de 3 que nem pediu, foram directamente para a mesa – eram certamente locais.

A sala é decorada sem grandes preceitos ou algo que se destaque, alguns quadros com fotografias do Ruy de Carvalho, um painel de azulejos... enfim, a minha primeira impressão é que tinha entrado mais numa cafetaria/pastelaria do que num restaurante.

Sentado na esplanada a apanhar sol, dou uma vista de olhos na carta: sugestões do dia eram 5 salgados e 6 doces. Na carta principal havia 11 entradas, 3 sopas, 4 mariscos, 5 omeletas, 3 massas, 14 saladas, 10 peixes, 5 carnes, e ainda 18 especialidades!

Para terminar ainda apresentam 20 sobremesas e 5 opções para fruta.

Rendo-me às especialidades, e para primeiro prato vêm umas tostas de tomate com biqueirão e regadas a azeite(€7), que para começar estava óptimo.

Seguiu-se a canja de amêijoas – 2PAX(€10), muito bem executada, cheia de sabor, apesar das amêijoas de viveiro, o arroz ainda um pouco al dente e os coentros a dar um equilíbrio muito interessante ao bivalve, lembrando muito o bulhão pato.

Fiquei com vontade de provar a muxama de atum com azeite e alho(€5) e a salada de atum(€8), mas fiquei-me por uma tosta com abacate, salsa, rucula, camarão e tomate que não me fascinou, pareceu-me até um pouco desequilibrada, precisando de um pouco mais de acidez.

Terminei os salgados com a raia alhada(€12)- percebi de imediato a alta recomendação para este prato, boa conjugação de todos os sabores e o peixe denunciava fresquidão com a sua carne suculenta e firme.

Havia ainda umas cataplanas e arrozes que pretendia provar, como o de lingueirão com batata doce-2pax(€25). O polvo trapalhão com batata doce-2pax(€20) também está bem referenciado, mas fica para uma próxima visita.

Nas sobremesas, apesar da vastíssima oferta, optei por um Dom Rodrigo(€3), mas havia opções como o mimo de amêndoa(€3), morgado de figo(€3), tarte de alfarroba(€3) entre outros.

A carta de vinhos não é grande espingarda, mesmo assim tem 5 verdes, 18 brancos, 2 rosés e 21 tintos, a preços muito apelativos – falta alguns vinhos com mais corpo, expressão e os rosés são escassos para um restaurante à beira “ria”.

Muito tinha ouvido falar no serviço, e nem a simpatia, nem a eficiência foram objecto de reparos, troco mesmo por elogios, nunca faltou comida no meu prato, bebida no meu copo, e o retirar do prato era sempre acompanhado da pergunta: “está tudo do seu agrado?”.

Em conversa apercebi-me que dentro de um ano mudam de casa e trocam a imagem de cafetaria para restaurante, mantendo sempre a mesma qualidade gastronómica, ainda não estão lá mas já digo: “bem hajam”.

Noélia há seis anos trocou as formas da pastelaria pelos tachos de cozinha, e bom para nós, pois temos mais um restaurante e mais uma cozinheira que merece referência.

Detalhes
Restaurante Noélia e Jerónimo
Avenida Ria Formosa - Edifício Cabanas-Mar
Cabanas de Tavira
8800-591 - Tavira
W 7º 35' 54'' N 37º 8' 8''
+351 281 370 649 / +351 968 534 971
Encerra Quarta-feira todo o dia
Horário: 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h00
Preço médio: €20
Tipo de Cozinha: Tradicional portuguesa
Cartões: Visa e MB

Texto publicado originalmente no Lifestyle do diário OJE a 9 de Fevereiro de 2011

Sem comentários: