domingo, 11 de setembro de 2011

7 Maravilhas Gastronómicas, É esta a nossa identidade?

Ontem fui a Santarém assistir à entrega de prémios das 7 maravilhas gastronómicas portuguesas, e da terceira fila pude assistir a sensivelmente uma hora e meia de espectáculo antes de efectivamente ver alguma coisa de concreto.

A televisão é assim, ou vai como notícia, e tem direito a uns escassos minutos de ar, ou vai como entretenimento e dá-se ao direito de quase três horas de transmissão.

Na realidade se me pedissem para reduzir o nosso património cultural e gastronómico a 7, eu teria certamente muitas dificuldades, mas na minha lista reduzida dos 21 teria certamente retirado a inclusão do Caldo Verde, Coelho do Porto Santo à Caçador, Leitão da Bairrada e o Pastel de Belém e incluiria certamente o Pastel de Nata, a Perdiz à Convento de Alcantra, o Arroz de Lampreia a Muxama de Atum, bem a lista continuava…

O povo é quem manda e a força popular diz que os preferidos são o Caldo Verde (Entre o Douro e Minho), Queijo da Serra da Estrela (Beira Litoral, Beira Interior – Serra da Estrela), Alheira de Mirandela (Trás os Montes e Alto Douro - Mirandela), Arroz de Marisco (Estremadura e Ribatejo – Praia da Vieira – Marinha Grande), Sardinha Assada (Lisboa e Setúbal - Setúbal), Leitão da Bairrada (Beira Litoral - Bairrada) e por fim o Pastel de Nata de Belém, também conhecido pela marca registada Pastel de Belém (Lisboa e Setúbal - Lisboa).

Tenho que dar os parabéns a todos os vencedores, e principalmente à fábrica de Pasteis de Belém (vulgo Pastel de Nata) que apenas com €500 conseguiram uma publicidade de milhares de euros, e provaram que com pouco se pode fazer muito!

Para quem quiser saber mais pode consultar o site da organização: www.7maravilhas.sapo.pt

1 comentário:

EL MOUREX disse...

Totalmente de acordo; o pastel de Belem é bom mas existem outros tantos pasteis de nata de grande qualidade e na opinião de alguns... Melhores até! A herança cultural é o produto, não a marca. Porque senão, também poderia dizer-se do Queijo da Serra ou da Alheira, o nome deste ou de outro fabricante!